Poesias de um sonho

"Se eu me permitir sonhar, voarei aos céus e habitarei entre as estrelas nos meus dias de solidão, mas se eu me fechar na escuridão de todos os meus medos, viverei eternamente na margem de tudo o que não fui capaz de crer. Não vai ser fácil ver meu reflexo todas as noites, sem poder ver em meus olhos o brilho de todas as luzes do universo...

Prefiro amar meu sonho, e fazer dele o mais sublime de mim mesma. E ele se fará em cada amanhecer uma nova poesia aqui dentro de mim!

Eu só quero voar..."

(Adriana M Machado)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O caminho das flores





Ainda ontem pensei em fazer um jardim,
Bem humilde porque meu quintal é pequeno...
Então comecei a sonhar com flores de todas as cores.
Com rosas vermelhas que me lembravam a paixão,
Rosas cor de rosa que me traziam alegria,
As brancas que me recordavam velhos dias de solidão...
Pensei nas margaridas amarelas, aquelas que eu brincava de mal me quer, bem me quer,
Na minha época lá de Minas, época do primeiro amor, dos segredos mais bem guardados...
Pensei nos conhecidos tapetes, aquelas folhas largas e de cores estranhas, cores escuras e na verdade bem tristes, mas se deixavam cultivar com uma rapidez sem igual...  Não sei porque as tristezas são mais fáceis de cultivar... Pensei melhor e resolvi abrir mão dos tapetes, não quero saber de coisas tristes no meu jardim.
Pensei nas orquídeas; Ah as minhas prediletas!
São tão lindas e auto suficientes! Mas não sei porque exigem mais atenção que as outras, mais cuidado, e as vezes um pouco de ilusão. Sim, um dia me disseram que as orquídeas precisam sentir sede, para que pensem estar morrendo e assim florescerem mais rápido. Pobres orquídeas! Será que já estavam acostumadas a morrer e nascer a cada dia? Penso que não é fácil se agarrar a um tronco de árvore e fazer dele a sua casa, seu mundo, seu lugar ao sol... Se pelo menos pudéssemos escolher nossa árvore...
Agora entendo porque me identifico tanto com elas...
Mas não desisti das orquídeas, elas ainda são um mistério a desvendar em mim...
Me lembrei das flores do campo, elas me trazem paz e vontade dançar, sorrir, sonhar...
Eu teria muitas delas no meu jardim com certeza...
Pensei nas violetas, mas elas são também muito especiais. Não suportam a luz do sol diretamente sobre elas, precisam estar apenas sob seu reflexo. Também não suportam muita água, isso as fazem morrer antes mesmo de viver. Nossa como as violetas são complicadas!! Me lembram meus dias conflituosos, aqueles  momentos em que eu não sabia nem mesmo onde eu estava, quanto mais onde eu queria chegar. Pensando melhor acho que as violetas se encontrariam muito perdidas no meu pequeno jardim...
E as samambaias, aquelas enormes e compridas folhas verdes que minha mãe tanto amava!
Elas também são bem diferentes. Mas sinto as samambaias um pouco arrogantes demais... Ou será que estou enganada? Sei lá... Vou pensar melhor nas enigmáticas samambaias... Ufa! De repente me dou conta de quão trabalhoso é construir um jardim!
Mas não vou desistir , pelo contrário, me parece algo muito interessante e de grandes descobertas as flores do meu jardim.
As sementes já começaram a brotar e fazem cócegas dentro de mim!
Então continuo preparando a terra enquanto ouço o som das gargalhadas vindas direto do meu coração!
Quem sabe explicar o caminho das flores?


Adriana M Machado  ( criado hoje, 16 de fevereiro de 2010)

5 comentários:

  1. Sinto que vem chegando o momento de florecer... Isso é tão maravilhoso! Tão esperado!!

    ResponderExcluir
  2. Adri, Adri...
    É tão bonito quando você olha e sorri...
    Estou, nesse jardim, amando estar aqui.
    Quanta beleza, quanta poesia, sabor, magia.
    Um mundo de cores lindas, belas.
    Perfumes, janelas para o mais profundo sonhar.
    Parabéns,mais uma vez...
    Como disse, sinto orgulho de poder estar aqui.
    Muitos beijos e carinho,
    Maü Cardoso.

    ResponderExcluir
  3. Dri, sou suspeito porque amo tudo que você escreve, mas você está muito inspirada ultimamente. SENSACIONAL!

    ResponderExcluir
  4. Mau meu amigo querido, com certeza vc está no meu jardim, e tem me ajudado de forma muito especial no cultovi das minhas sementes!! obrigada!!! bjs

    ResponderExcluir
  5. beto é verdade que vc vê em mim um valor muito além do que consigo enxergar, mas isso me deixa muito feliz!! Me incentiva a continuar a descoberta... As vezes parece que vc vê dentro de mim... Que bom! Obrigada!! bjs

    ResponderExcluir